A luta da pesca

img



O presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca) Henrique Pereira cumpre pauta em Brasília nesta semana.

Pereira levou novamente ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, as demandas do setor pesqueiro. Entre elas o pagamento do seguro defeso aos pescadores profissionais, a produção da 'carteirinha' (documento crucial para que os pescadores possam permanecer embarcados) sejam produzidas na sede do Sitrapesca e a aposentadoria especial, entre outras.

Na viagem também estão programadas agendas com senadores e deputados da bancada catarinense, para reverter a possibilidade de importação direta de enlatados a partir de dezembro. Graças a pressão do sindicato e de deputados catarinenses a importação direta do produto final pronto foi proibida até dezembro. "Mas ainda não temos a confirmação do que acontecerá depois desta data", explica Pereira.

A possibilidade de importação de enlatados prontos assombra o setor, porque afetaria diretente a geração de empregos diretos e indiretos em todo o Estado de Santa Catarina. Além do presidente do Sitrapesca, também participa da agenda o presidente do Sindipi, Jorge Neves.



Parceiros