Santa Catarina é o Estado que menos devasta suas florestas naturais

img

Com trabalhos de preservação permanentes e fiscalizações constantes, Santa Catarina trabalha para manter um dos seus maiores patrimônios: o meio ambiente. No dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado nesta terça-feira, 5, Santa Catarina tem um dado a ser comemorado: 30% na redução do desmatamento da Mata Atlântica no Estado, segundo o Instituto SOS Mata Atlântica.

Os dados são motivo de orgulho para o governador Eduardo Pinho Moreira. “Nós somos o Estado brasileiro que menos devasta suas florestas naturais, veja bem, isso é uma conquista, é uma consciência ambiental do nosso agricultor catarinense, da nossa população. O nosso Instituto do Meio Ambiente, o IMA, tem cuidado com fiscalização permanente, a nossa Polícia Militar Ambiental é muito ativa. Isso serve para comemorar porque o futuro da raça humana vai depender da preservação do meio ambiente”, disse.

“É um número que vem de fora para dentro do Estado e é muito importante porque reconhece o trabalho que a gente tem feito. Em outros anos houve algumas críticas pelo desmatamento elevado e agora estão mostrando o contrário, a gente está conseguindo reduzir o desmatamento”, analisa Alexandre Waltrick Rates, presidente do IMA. “Isso se deu porque agora o empresário, o produtor, tem mais consciência ambiental do que tinha antigamente, se sabe agora que não é só derrubar árvores. E as ações do Estado com fiscalização intensa, tanto do órgão ambiental, o IMA, quanto da Polícia Militar Ambiental que tem papel fundamental nisso”, completa.

Uma conquista importante e que alerta para a continuidade deste trabalho que vem se modernizando e atendendo a ainda mais áreas de preservação. “Existe um controle efetivo, sistemas que a gente implantou, então o resultado está aparecendo ano após ano, este ano foi melhor, com essa notícia muito gratificante. Inclusive, recebemos do diretor do SOS Mata Atlântica um agradecimento especial, eles estão em um evento no Rio de Janeiro e vão fazer menção a esses dados de Santa Catarina”, declara Rates.



Parceiros