Porto Belo adere a campanha Mares Limpos

img

Unido aos demais municípios da região da Amfri, Porto Belo assinou na tarde da última sexta-feira (08) o termo de adesão à campanha da ONU Meio Ambiente Clean Seas (Mares Limpos), que busca o comprometimento dos setores públicos na criação de campanhas de conscientização e ações para diminuição de plásticos que acabam chegando nos oceanos. A ação ocorreu no Seminário Regional Oceano Sem Plástico, No auditório do Museu Oceanográfico Univali de Balneário Piçarras.

A região da AMFRI sera? a primeira do Brasil a assinar com a ONU um protocolo de intenc?o?es para descarte correto dos materiais e preservar os oceanos.

O termo foi assinado pelo prefeito Emerson Stein, que esteve no evento acompanhado da presidente da FAMAP - Fundação do Meio Ambiente de Porto Belo Ana Paula Buun. Emerson destaca que é preciso união e força de vontade para que ações como esta se tornem realidade na região, que depende dos mares principalmente para a economia. "O Meio Ambiente merece toda a nossa atenção e se tratando de mar, principalmente na região litorânea em que vivemos, precisamos ter consciência de que a poluição afeta também questões econômicas, visto que boa parte das famílias são sustentadas pela pesca ou pelo turismo" - disse o prefeito.

A tarde contou com palestras que levantaram questões importantes no combate, principalmente, à produção de plástico na região. Entre os palestrantes estavam Roberta Ruthner, do Instituto Lixo Zero Brasil, Fernanda Daltro, da ONU Meio Ambiente e Victor Silvestre, superintendente da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí.

Fernanda Daltro destacou que as pessoas precisam ser conscientes de que 95% do que se encontra nas lixeiras pode ser reutilizado, sendo apenas 5% considerado rejeito. A representante da ONU Meio Ambiente ainda destacou que a sociedade, além de ter consciência quanto a reciclagem, deve repensar a forma como encara o plástico e principalmente, o consumo deste material.

O Município de Porto Belo deve iniciar nas próximas semanas o estudo de alguns projetos de conscientização, para diminuir a utilização de plástico na cidade.



Parceiros