Produtora lança projeto “Via Música” para crianças de Itajaí

  • ITAJAÍ -
  • 07/05/2018
  • 21251 Visualizações
img

Iniciativa da Café Maestro Produções é direcionada para jovens de comunidades carentes entre 10 e 17 anos. As músicas selecionadas serão lançadas em álbum digital

Mais que uma simples forma de entretenimento, a música já se mostrou um grande agente transformador em toda a sociedade. Inclusão social, protesto, conscientização, divulgação e educação são apenas algumas das formas como a música pode ser utilizada como ferramenta de mudança e alerta. Pensando nisso, a Café Maestro Produções lança o concurso “Via Música”, com intuito de estimular a prática da composição entre as crianças de jovens de Itajaí.

O projeto vai selecionar 10 canções autorais com letras que carreguem o “Protesto" como temática principal. O concurso é direcionado para jovens residentes em Itajaí e prioritariamente de bairros carentes da cidade. Como resultado final, a produtora lançará um álbum digital com as músicas selecionadas para disponibilizá-lo nas principais plataformas de áudio do mundo (Spotify, Deezer, Apple Music, etc), dando merecida voz aos talentosos compositores.

Como surgiu o Via Música?

O projeto pioneiro e inédito em Itajaí foi idealizado pelo produtor da Café Maestro Produções, Marcelo Cássio, com o intuito de abrir espaço para que novos talentos se expressem através da música. "O Via Música, além de dar voz às comunidades carentes, tem três metas a cumprir: inclusão social, formação de público para gêneros musicais pouco explorados pela mídia e possível geração de renda através de direitos autorais para os compositores”, argumenta Marcelo. "Para que o projeto se fortaleça, contamos com o apoio da secretaria de Educação e da Fundação Cultural de Itajaí para espalhar essa notícia aos alunos e professores da cidade. Por isso, estamos dispostos a realizar oficinas para explicar melhor o projeto às escolas”, completa o produtor.

Como funciona o projeto?

Aproveitando o mote das eleições deste ano, o tema escolhido para a primeira edição do projeto é “Música de Protesto”. As letras devem abordar temas relativos a problemas sociais (educação, saúde, segurança pública, etc), racismo, preconceito, bullying, homofobia, corrupção, justiça e afins. Os professores de artes, música, teatro, língua portuguesa, história, entre outros, podem auxiliar os alunos na composição. “O foco do projeto é a letra! As bases das músicas serão gravadas pela produtora, o que dá mais liberdade criativa na poesia e aumenta a abrangência de participantes”, destaca Marcelo Cássio.

Como um dos objetivos principais do projeto é disseminar a ideia traduzida na música para o maior número de pessoas possível, todas as composições deverão ser em português e não serão aceitas letras com palavrões, ofensas ou discriminação de qualquer tipo. Todos os gêneros musicais serão aceitos no Via Música.

Como participar?

Os compositores devem gravar suas músicas completas em aplicativos de áudio de celulares. A gravação pode ser à capela (somente voz) ou com acompanhamento, porém este não é obrigatório. O arquivo deverá ser enviado até o dia 20/06 para o e-mail [email protected]. Além do arquivo de áudio, o e-mail deve conter nome completo do compositor, idade, bairro onde mora, telefone de contato, nome do responsável que autorizará a participação do compositor e a letra completa da música que foi enviada. As canções devem ser inéditas, ou seja, elas não podem ter sido gravadas anteriormente ao concurso. O resultado final da seleção será divulgado na página oficial da Café Maestro no Facebook no dia 30 de junho.

Os selecionados gravarão suas músicas nos Estúdios Café Maestro entre os dias 16 de julho e 10 de agosto. Além da disponibilização do áudio nas principais plataformas digitais do planeta, a gravação ainda originará um videoclipe, que será disponibilizado no canal da produtora no YouTube. Todos os compositores e responsáveis serão orientados com relação aos processos/procedimentos legais para recebimento dos valores de seus direitos autorais que as canções possam gerar através do ECAD. Esse valor será destinado inteiramente aos compositores.

Todas as informações e regulamento completo do projeto Via Música podem ser acessados através do link www.cafemaestro.com.br/produtora/via-musica.html.

Sobre a Café Maestro Produções

A Café Maestro Produções desenvolve, desde 2009, diversos trabalhos na área de produção audiovisual e cultural. Possui estrutura completa e de ponta para gravação de áudio, vídeo e transmissão ao vivo (live streaming). Nesse período, já produziu mais de 30 títulos entre, álbuns e audiovisuais, além das produções originais Palco SC e Projeto Na Vera. Tamanha dedicação, fez com que a produtora recebesse o prêmio de Melhor Estúdio de Gravação e Mixagem em 2017 (Prêmio Profissionais da Música Pro Awards). A Café Maestro Produções é uma referência estadual na promoção de espetáculos, festivais, oficinas e cursos, além de oferecer serviços de consultoria, assessoria de comunicação e direção para eventos.

Sobre Marcelo Cássio

Marcelo Cássio é produtor musical, jornalista, graduado em Música com especialização em “Studio Production” pela Berklee College of Music – Boston (EUA). É membro votante da "The Recording Academy", organismo responsável pelo Grammy Latino, e membro da AES (Audio Engineering Society). Em 2017, seu estúdio, Café Maestro, recebeu o Prêmio Profissionais da Música na Categoria Melhor Estúdio de Gravação e Mixagem.



Parceiros