Camboriú e Itajaí eleitos para presidência do Colegiado de Meio Ambiente

  • ITAPEMA -
  • 14/04/2018
  • 32743 Visualizações
img

Nesta quarta-feira, 11 de abril, o Colegiado de Secretários Municipais de Meio Ambiente da AMFRI – COSEMA elegeu sua nova diretoria. A Presidente da Fundação do Meio Ambiente de Camboriú, Liara R. Padilha Schetinger foi escolhida como presidente. Para a vice-presidente foi eleito Victor Valente Silvestre, Superintendente da Famai (Fundação do Meio Ambiente de Itajaí).

A nova diretoria foi eleita por aclamação e estarão à frente do grupo até março de 2019. Como coordenadora do Colegiado continua sendo a representante da AMFRI, Jeanete Fagundes. O encontro tratou de outros relevantes temas da área, como informações acerca dos Planos Municipais de Preservação e Conservação da Mata Atlântica e a adesão dos municípios a campanha mares limpos da ONU.

O principal tema do encontro foi o Plano Municipal de Preservação e Conservação da Mata Atlântica que é uma obrigação do termo de gestão florestal que os municípios assinaram com a FATMA para poder fazer a supressão de vegetação. Há uma discussão grande sobre esse assunto, pois os municípios estão inseguros juridicamente por alguns aspectos do termo. A meta do grupo é tentarem juntos com a AMFRI uma devolutiva sobre esses aspectos do órgão ambiental estadual mais rapidamente.

A nova presidente conta que para esse ano a perspectiva do Colegiado é de alinhar alguns conceitos para práticas e procedimentos das fundações de meio ambiente da região. A intenção é padronizar temas como ações legais principalmente porque a legislação ambiental por muitas vezes é dúbia. “Estabelecendo um padrão ao nível de AMFRI, temos a partir de uma resolução algo que todos os municípios seguem e assim conseguimos ter mais segurança para desempenhar ações e respaldo, até principalmente em questões muito sérias como implantações de loteamentos, áreas de preservação”, concluiu Liara.



Parceiros