Nova Zelândia pretende proibir cigarros para as próximas gerações

  • MUNDO -
  • 09/12/2021
  • 8875 Visualizações
img

País vai instituir uma idade mínima para comprar cigarros que vai aumentando com os anos –assim, haverá uma geração inteira que será a primeira a não poder adquirir cigarros. Lei entra em vigor em 2027 para quem tiver 14 anos ou menos.


Nova Zelândia tem planos para proibir a venda de cigarros para pessoas de 14 anos ou menos para o resto das vidas delas. Ou seja, a idade mínima legal para comprar cigarros vai seguir a idade das pessoas que terão 14 anos na data de implementação da regra.


A ideia é que a nova lei entre em vigor a partir de 2027. Uma pessoa de 14 anos em 2027 não poderá comprar cigarros aos 60 anos, em 2073.



O governo do país afirma que as medidas para acabar com o fumo estão demorando muito.




 


O governo pretende fazer consultas a uma força tarefa de saúde dos maoris, um povo originário do país, nos próximos meses e encaminhar a proposta ao Parlamento em junho de 2022. A ideia é aprovar o texto até o fim do ano que vem.

 




O número de empresas autorizadas a vender cigarros também vai diminuir, e os produtos com nicotina precisarão diminuir a quantidade da substância.




“Queremos garantir que as pessoas jovens nunca comecem a fumar, e vamos tornar a venda ou fornecimento de produtos de tabaco às novas gerações um ato ilegal”, disse Ayesha Verrall, ministra associada da Saúde na Nova Zelândia.


 



A Nova Zelândia diz que os fumantes geralmente ficam viciados já durante a juventude. De acordo com o governo, 4 em 5 neo-zelandeses que fumam começaram até os 18 anos. Quase todos (96%) começaram até os 25 anos.




Com essas medidas, eles estimam que que haverá 5.000 mortes evitáveis a menos por ano.




Ainda não há um detalhamento de como será a fiscalização dessas novas regras. As informações deverão ser repassadas no ano que vem.




 



Regras atuais



 




A venda de cigarros para menores de 18 anos já é proibida, mas os críticos dizem que essa regra não é suficiente para reduzir as taxas de tabagismo.




A Nova Zelândia é um dos 17 países do mundo onde as embalagens de maços de cigarro devem ser neutras.




 



Maoris fumam mais



 




Na Nova Zelândia, os maoris, um povo originário, fumam mais que o resto da população. A nova lei tem como principal objetivo diminuir o consumo entre os maoris.




“Se nada mudar, vai demorar décadas até que as taxas de fumantes entre os maoris caiam para menos de 5%, e esse governo não vai deixá-los para trás”, disse Verrall.


 


Fonte:G1 Mundo





Parceiros