Roda de conversa debate a não violência contra a mulher em Porto Belo

img

Na última quinta-feira (25) o Governo do Município de Porto Belo através da Secretaria Municipal de Assistência Social, o CRAS e o CREAS e a Secretaria Municipal de Saúde através do CAPS realizou um encontro em alusão ao Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher. Este ano, a dinâmica proposta com a Roda de Conversa foi refletir sobre a violência que é construída no cotidiano, com frases machistas que muitas vezes não são percebidas, mas que depreciam e oprimem a mulher.


Seguindo o formato de roda de conversa, o encontro aconteceu em alusão ao Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, celebrado em 25 de novembro. A ação também contou com a presença da Polícia Militar e Judiciário.


O Município de Porto Belo conta com uma rede formada por instituições que trabalham juntas na defesa das mulheres. No âmbito da Assistência Social, estão o Centro de Referência em Assistência Social – CRAS e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS, que acolhem e realizam acompanhamento às mulheres e suas famílias. Na saúde, o Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS, oferece suporte voltado à saúde mental, com acolhimento, psiquiatra e grupo terapêutico para mulheres em situação de violência. Na esfera legislativa, a Procuradoria Especial da Mulher vem articulando a rede de proteção em conjunto com a segurança pública e jurídica. Sendo importante o trabalho em rede que estamos lutando para consolidar. Desta maneira, vem sendo construído um ambiente que, pouco a pouco, favorece a conscientização e as possibilidades de suporte, trabalho que é coletivo e precisa do apoio da sociedade para ser consolidado.


Participaram do evento, a secretária de Assistência Social Isabel Helena Martins, o vereador Magno Muñoz, a presidente do Conselho da Mulher Drª Rosane Posanske, delegada da Polícia Civil Luana Chaves, a responsável pela rede Catarina em Porto Belo, Cabo Janaina Werner e a representante do judiciário – Mediadora e Conciliadora Ana Maria Spessato.



Parceiros