Itapema agora conta com uma Procuradoria da Mulher

  • ITAPEMA -
  • 31/08/2021
  • 18769 Visualizações
img

A Câmara de Vereadores de Itapema se despede do mês de combate à violência contra a mulher – o Agosto Lilás – criando um órgão de proteção e assistência à elas: a Procuradoria Especial da Mulher. Criada a partir do Projeto do vereador João Romera (João da Farmácia – PSL), o órgão será um legado para a cidade, que ainda não conta com uma Delegacia da Mulher e tem índices elevados de casos.  


A instauração oficial da Procuradoria aconteceu em noite solene, no último dia 26/08, quando a vereadora Raquel Josino Aparecida (Raquel da saúde – PSL) foi nomeada Procuradora da Mulher de Itapema, e a vereadora Beth Rocha (PSD), Subprocuradora. Elas serão responsáveis pelo funcionamento da mesma pelos próximos dois anos.


Através da Procuradoria, que vai funcionar na sede do Legislativo, mulheres vítimas de violência poderão denunciar casos, registrar Boletim de Ocorrência, buscar Medida Protetiva, receber assessoria jurídica, contar com apoio psicológico, assim como receber todas orientações pertinentes à sua situação. Uma sala totalmente privativa foi criada na Câmara de Itapema, especialmente para esses atendimentos.


Autoridades prestigiaram a instauração oficial deste importante instrumento social que vem combater, efetivamente, a violência contra a mulher. Entre elas, a Delegada da Mulher de Balneário Camboriú, Inara Drapalski; a presidente da OAB de Itapema, Jalusa Mayer; a Procuradora da Mulher de Porto Belo, vereadora Silvana Stadler; a advogada Stella Maris Seixas; o Delegado da Polícia Civil de Itapema, Aden Klaus; o Major da Polícia Militar de Itapema, Ulisses Rafael da Silva, assim como as soldados responsáveis pelo projeto Rede Catarina em Itapema, Barbel Marie e Deisieli Moreira; o Secretário de Segurança Pública de Itapema, Major Rodrigues; o Diretor da Unidade Prisional de Itapema, João Vitor de Souza; e o assessor Especial de Governo de Itapema, Valdemiro Adauto de Souza, que representou a prefeita Nilza Simas.  


O presidente da Câmara, vereador Alexandre Xepa (Progressistas) também prestigiou a solenidade, ao lado dos vereadores Adriano Pivotto (Podemos), Eurico Osmari (PSD), Jaison Simas (PSL), João da Farmácia (PSL) e Wanderley Dias (PSD).


Força tarefa entre instituições


Para cumprir o seu papel de encorajar vítimas a denunciar a violência, ao órgão vai contar com uma cooperação entre instituição de segurança pública, direito, assistência social e saúde. Uma força tarefa entre Procuradoria, Polícia Civil e Militar, Secretaria de Assistência Social e Saúde do município, assim como a OAB. Juntas, elas irão trabalhar na assistência completa às mulheres que buscarem a Procuradoria da Mulher de Itapema.


O atendimento no Legislativo funciona de segunda à sexta, das 12h30 às 18h30.


Faça sua denúncia anônima por meio do número 181.


Emergência, chame a Polícia pelo 190!



Parceiros